Por Philipe Mandaji, produtor do Hidromel Philip Mead

Devido à similaridade com o vinho em termos de complexidade de aromas, acidez, dulçor e teor alcoólico, recomenda-se a utilização de taças para a degustação. Pode-se dividir a experiência em 3 etapas:

  1. Apresentação: Deve-se levar a taça à um fundo de cor branca, a fim de verificar se o Hidromel foi bem filtrado e clarificado. Espera-se que o bom Hidromel seja translúcido e sua cor corresponda ao mel utilizado (mel de florada de laranjeira normalmente resulta em um hidromel com cores mais claras, enquanto o mel silvestre ou eucalipto resultam em um Hidromel de cor âmbar). Existem exceções devido ao tipo de ingrediente utilizado.

  2. Percepção de aromas: O hidromel deve ser agitado circularmente na taça a fim de oxigená-lo, liberando todos os aromas presentes na bebida.

  3. Percepção de sabores: Coloca-se uma quantidade de Hidromel na boca e, sem engolir, a bebida deve-se passar a bebida em toda a extensão da língua, a fim de ativar as papilas gustativas. Em seguida, pode-se beber pequenos goles, para sentir os parâmetros principais que estão presentes: dulçor, presença de álcool, acidez, taninos, retrogosto, off-flavors entre outros parâmetros.

Degustando o Hidromel Philip Mead

É necessário lembrar que o mel é um ingrediente altamente complexo, pois deriva do néctar de diferentes flores. A receita do Hidromel Philip Mead valoriza ao máximo toda esta complexidade e entrega aos clientes uma experiência única. O blend de méis de diferentes floradas (silvestre e laranjeira) deixa-o ainda mais complexo, além de equilibrar o sabor. A combinação da lenta fermentação (utilizando leveduras de excelente qualidade) com os muitos meses de maturação resultam em um sabor intenso e marcante - permanecendo na boca por vários segundos após engolir - além da discreta presença do álcool. Possui dulçor equilibrado (sem ser enjoativo) e o retrogosto é altamente agradável, sendo possível beber a garrafa de uma só vez.

A temperatura recomendada para a degustação é de 14°C à 18ºC .

O Hidromel é muito saboroso já servido após abrir dispensando gelo ou diluição, porém os drinks com Hidromel são uma ótima opção para oferecer aos amigos ou até experimentar algo novo. Para isso temos uma parceria com a Bartender, Mixologista & Álcool influencer Giselle Salviano (@gizasalviano),  que faz incríveis Drinks com o Hidromel Philip Mead.

Confira, clique aqui